TEXTO DISSERTATIVO SOBRE O TEXTO –
EDUCAÇÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM SURDEZ – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Ciléia Honorato da Silva
O texto nos diz que o embate político e
epistemológico entre os gestualistas e os oralistas deixam as pessoas com surdez
em segundo plano e dessa forma, não têm seu potencial individual e coletivo
desenvolvidos. A nova política de educação especial no Brasil já não vê o homem
fragmentado e separado por diferenças, e isso faz com que as práticas de ensino
e aprendizagem busquem caminhos mais consistentes e promissores voltados para
convivência e interações. Não dá mais para separar surdos e ouvintes, o
problema da educação não é a língua em si, mas as práticas pedagógicas
aplicadas nas escolas.
A percepção do sujeito com surdez mudou,
agora sabemos que seu potencial neurossensorialperceptivo pode ser estimulado e
desenvolvido. Esse sujeito possui identidade e cultura, portanto, a prática
pedagógica da pessoa com surdez deve está imersa nas redes sociais, cultura,
saberes, singularidades e diferenças e contextos reais. A tendência de ensino que engloba essas
nuances de conceitos de aprendizagem é a abordagem bilíngue, pois esta, insere a
pessoa com surdez no contexto multicultural e vai além da linguística quando
observa variantes linguísticos como contextos: histórico- cultural, textual,
interacional e pragmático. Com isso, é preciso discutir que mais do que uma
língua oral ou gestual, o processo educativo deve envolver aprendizagem
significativa, condições de mediações linguísticas, desenvolvimento de
pensamento, da linguagem e da produção de sentidos. O foco do ensino deve
considerar: o potencial natural das pessoas, transformação das escolas,
autonomia e independência social, afetiva, cognitiva e linguística.
O Atendimento Educacional especializado para
pessoas com surdez segue o foco acima citado, além de considerar o conteúdo
curricular como redes interligadas de teoria e prática - Pedagogia Contextual
Relacional. Além disso, temos ainda as seguintes características de ensino
bilíngue: vivências contextuais, ciclos de aprendizagem, conflitos de aprendizagem,
momentos didáticos-pedagógicos: AEE em Libras, AEE para Língua Portuguesa e AEE de Libras.
A educação pautada na interação tendo em
vista a contextualização e a individualidade das diferenças é o cerne da
educação para o estudante com surdez.
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