quinta-feira, 20 de março de 2014

TEXTO DISSERTATIVO SOBRE O TEXTO – EDUCAÇÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM SURDEZ – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Ciléia Honorato da Silva

O texto nos diz que o embate político e epistemológico entre os gestualistas e os oralistas deixam as pessoas com surdez em segundo plano e dessa forma, não têm seu potencial individual e coletivo desenvolvidos. A nova política de educação especial no Brasil já não vê o homem fragmentado e separado por diferenças, e isso faz com que as práticas de ensino e aprendizagem busquem caminhos mais consistentes e promissores voltados para convivência e interações. Não dá mais para separar surdos e ouvintes, o problema da educação não é a língua em si, mas as práticas pedagógicas aplicadas nas escolas.
A percepção do sujeito com surdez mudou, agora sabemos que seu potencial neurossensorialperceptivo pode ser estimulado e desenvolvido. Esse sujeito possui identidade e cultura, portanto, a prática pedagógica da pessoa com surdez deve está imersa nas redes sociais, cultura, saberes, singularidades e diferenças e contextos reais.  A tendência de ensino que engloba essas nuances de conceitos de aprendizagem é a abordagem bilíngue, pois esta, insere a pessoa com surdez no contexto multicultural e vai além da linguística quando observa variantes linguísticos como contextos: histórico- cultural, textual, interacional e pragmático. Com isso, é preciso discutir que mais do que uma língua oral ou gestual, o processo educativo deve envolver aprendizagem significativa, condições de mediações linguísticas, desenvolvimento de pensamento, da linguagem e da produção de sentidos. O foco do ensino deve considerar: o potencial natural das pessoas, transformação das escolas, autonomia e independência social, afetiva, cognitiva e linguística.
O Atendimento Educacional especializado para pessoas com surdez segue o foco acima citado, além de considerar o conteúdo curricular como redes interligadas de teoria e prática - Pedagogia Contextual Relacional. Além disso, temos ainda as seguintes características de ensino bilíngue: vivências contextuais, ciclos de aprendizagem, conflitos de aprendizagem, momentos didáticos-pedagógicos: AEE em Libras, AEE para Língua Portuguesa  e AEE de Libras.
A educação pautada na interação tendo em vista a contextualização e a individualidade das diferenças é o cerne da educação para o estudante com surdez.


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