DIFERENCIANDO SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA:
SEMELHANÇAS DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Ciléia Honorato da Silva
Surdocegueira é uma condição que apresenta
outras dificuldades além da junção de duas dificuldades sensoriais. Éuma
condição única de impacto de desenvolvimento múltiplo. Independente da
quantidade de perda, de grau ou de dificuldades causa problemas de
aprendizagem, de conduta, possibilidades de trabalho etc. Traz em si limitações
de comunicação, orientação e obtenção de informação.
O termo surdocego é escrito sem hífen para
reconhecimento de uma deficiência única, para formação de uma identidade
surdocega independente dos deficientes visuais e das pessoas com surdez.
São consideradas pessoas com deficiência
múltipla aquelas que têm mais de uma deficiência associada. Ao contrário do
surdocego é uma condição heterogênea revelando associações de deficiências que
afetam o funcionamento individual e o relacionamento social. No Brasil, a
deficiência múltipla só é considerada se há nas associações das deficiência, a
deficiência intelectual. Este aspecto diferencia a deficiência múltipla do
surdocego, pois a surdocegueira não está atrelada conceitualmente à deficiência
intelectual.
Ocorrências da deficiência múltipla: física e
psíquica; sensorial e psíquica; sensorial e física; física psíquica e
sensorial.
A base diferencial entre surdocegos e
deficientes múltiplos está na forma como estes recebem informações sobre o
ambiente. Os surdocegos precisam de mediação de comunicação para receber,
interpretar e conhecer o que o cerca. Na deficiência múltipla tem-se o apoio de
canais sensoriais (visão e audição), mesmo que não sejam usados plenamente,mas
são ponto de referência de comunicação com o meio que o surdo não tem.
O corpo a realidade mais imediata do ser
humano e que é a partir dele que o homem interage com o mundo e com ele mesmo.
Para interação com o meio é preciso que haja comunicação, Portanto, a base de estratégia de ensino para surdocegos e
pessoas com deficiência múltipla é aquela que considera o conhecimento do seu
corpo e as formas de comunicação com o meio. Ressaltamos portanto, o
conhecimento corporal e a comunicação como ponto comum de referência
educacional para surdocegos e deficientes múltiplos.
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