quarta-feira, 23 de abril de 2014

SURDOCEGOS E DEFICIÊNCIA MULTIPLA SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

DIFERENCIANDO SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: SEMELHANÇAS DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Ciléia Honorato da Silva

Surdocegueira é uma condição que apresenta outras dificuldades além da junção de duas dificuldades sensoriais. Éuma condição única de impacto de desenvolvimento múltiplo. Independente da quantidade de perda, de grau ou de dificuldades causa problemas de aprendizagem, de conduta, possibilidades de trabalho etc. Traz em si limitações de comunicação, orientação e obtenção de informação.
O termo surdocego é escrito sem hífen para reconhecimento de uma deficiência única, para formação de uma identidade surdocega independente dos deficientes visuais e das pessoas com surdez.
São consideradas pessoas com deficiência múltipla aquelas que têm mais de uma deficiência associada. Ao contrário do surdocego é uma condição heterogênea revelando associações de deficiências que afetam o funcionamento individual e o relacionamento social. No Brasil, a deficiência múltipla só é considerada se há nas associações das deficiência, a deficiência intelectual. Este aspecto diferencia a deficiência múltipla do surdocego, pois a surdocegueira não está atrelada conceitualmente à deficiência intelectual.
Ocorrências da deficiência múltipla: física e psíquica; sensorial e psíquica; sensorial e física; física psíquica e sensorial.
A base diferencial entre surdocegos e deficientes múltiplos está na forma como estes recebem informações sobre o ambiente. Os surdocegos precisam de mediação de comunicação para receber, interpretar e conhecer o que o cerca. Na deficiência múltipla tem-se o apoio de canais sensoriais (visão e audição), mesmo que não sejam usados plenamente,mas são ponto de referência de comunicação com o meio que o surdo não tem.
O corpo a realidade mais imediata do ser humano e que é a partir dele que o homem interage com o mundo e com ele mesmo. Para interação com o meio é preciso que haja comunicação, Portanto, a base  de estratégia de ensino para surdocegos e pessoas com deficiência múltipla é aquela que considera o conhecimento do seu corpo e as formas de comunicação com o meio. Ressaltamos portanto, o conhecimento corporal e a comunicação como ponto comum de referência educacional para surdocegos e deficientes múltiplos.


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