A linguagem tem papel essencial no desevolvimento humano, pois,permite a a quisição de sistemas simbólicos para desenvolver habilidades interpessoais e o pensamento (Vygotsky,1998).Para o aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento, que apresentam déficits no desenvolvimento da linguagem, interação social e problemas comportamentais, os sistemas de comunicação alternativa e aumentativa junto com a tecnologia assistiva, podem ser recursos importantes para a promoção de seu desenvolvimento. Segue abaixo sugestões para o uso da CAA e TA.
- Título da atividade: Uso de CAA e TA para o desenvolvimento da linguagem, interação social e comportamento.
- Público alvo: aluno com TGD
- Local de utilização: qualquer local de acesso permanente do aluno.
- Descrição da atividade: utilização de tecnologia assistiva (cartões e símbolos). Apresentação do símbolo; representação escrita; funcionalidade do símbolo; utilização do símbolo para orientação de ações diárias e utilização do símbolo para representação de conceitos.
- Intervenções: o simbolo deve ser sempre significativo para o aluno; após aquisição de uma habilidade passar para outra com grau de dificuldade maior; insistir na aprendizagem utilizando o símbolo em vária situações da voda do aluno.
Exemplo CAA e TA e como podem ajudar:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário